Casas de Containers (Contentores)

  • clique para ampliar
  • clique para ampliar
  • clique para ampliar
  • clique para ampliar
  • clique para ampliar
  • clique para ampliar
  • clique para ampliar

As casas feitas de containers são seguras, inclusive resistem a terremotos. Podem ser belas, quando existe um bom projeto arquitetônico. Possuem consciência ambiental, pois trata-se de processo de reciclagem do material de base. E são mais econômicas que as casas de alvenarias. É também uma obra limpa.

Elas são construídas por meio de encaixes e soldas. Trata-se de um processo construtivo muito versátil, que agrega modernidade, simplicidade e flexibilidade de tamanho. Para aumenta-las basta encaixar novos containers.

Os containers (ou contentores) usados na construção, é uma caixa feita em aço, com estrutura forte, para suportarem o seu uso constante em transporte de cargas, inclusive pesadas. Eles são resistentes a chuvas, incêndios e outras intempéries.

Eles são feitos para durarem 100 anos, porem no mercado náutico eles são usados pelo tempo médio de 8 anos, ou seja, posteriormente ficam com 92 anos de inutilidade. Com o tratamento que recebem para a construção de habitações, a sua durabilidade ainda aumenta muito, pois recebem pinturas especiais, telhados, toldos especiais, marquises, etc.

Existem dois tipos de containers marítimos, o comum de AÇO CORTEN, ele resiste a corrosão, mas é deficiente na parte de isolamento térmico e acústico. E o que é usado para transportar cargas congeladas, o REEFER, este é mais caro, porém, não fica a desejar termicamente.

Atenção a essa questão antes da compra de containers:
- Obter de forma escrita no contrato de compra a informação sobre os tipos de produtos que eles transportavam, discriminando a empresa de transportes que os utilizavam e inclusive os dados de contato dela para averiguação. Pois não devem ser utilizados o que transportavam produtos químicos, nisto incluem-se até venenos.

Tratamentos que devem ser feitos para uso habitacional:
- Caso possuam focos de ferrugem, eles devem ser eliminados de modo profissional.
- Os solventes das tintas e os selantes usados na fabricação deles são prejudiciais à saúde, por serem altamente tóxicos, estes gases devem ser neutralizados de forma segura.

Nível de economia neste sistema construtivo:
Não é uma opção das mais econômicas se tratando de casas sustentáveis. Se o projeto for muito bem administrado, é possível se obter uma redução de 30% nos gastos, se comparados ao sistema tradicional, no caso em alvenaria. 


Katia Friozi

 

 

 

 
foto

O que é Sustentabilidade?

Veja mais
foto

Sobrevivencialismo

Veja mais
foto

Casas de Containers (Contentores)

Veja mais
foto

Arquitetura Sustentável

Veja mais

 
 
  • Imagem