Arquitetura Sustentável

foto

A arquitetura sustentável é um conceito que denomina um conjunto de medidas adotadas durante todas

as etapas da obra que visam a sustentabilidade da edificação, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas.


Princípios da arquitetura sustentável:

1. A consideração das condições climáticas, da hidrografia e dos ecossistemas do entorno em que os edifícios são construídos, para obter o máximo desempenho com o menor impacto. Usando de preferência materiais disponíveis no local.

2. A eficácia e moderação no uso de materiais de construção, dando prioridade ao baixo consumo de energia. Para aquecimentos, refrigerações, iluminações, etc. Sendo ideal o uso de fontes de energia renováveis, como por exemplo através dos painéis fotovoltaicos, das turbinas eólicas, etc.

3. O projeto de uma construção sustentável deve oferecer uma gestão inteligente para o uso da agua, através de tecnologias de reuso, utilização das águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores.
4. A edificação não pode gerar resíduos que poluam o meio ambiente. Deve contar com sistemas sustentáveis que não contaminem os lençóis freáticos e que reciclem todo material que seria descartado.




Principais tipos de construções sustentáveis


ADOBE
Os tijolos de adobe são um dos materiais construtivos mais antigos do mundo. Sua composição possui terra, água e fibras orgânicas. Eles são moldados em caixa de madeira e secos ao sol. É um excelente isolante térmico e acústico, não é tóxico e tem matéria prima abundante no planeta.

SUPERADOBE
É uma técnica simples, que usa poucos recursos e seu processo de construção é relativamente rápido, obviamente esse fator depende do tamanho do projeto e da quantidade de pessoas trabalhando nele. Os materiais básicos para levantar a edificação são: Sacos de polipropileno, arame farpado, terra argilosa, pilão e baldes transformados em funil. É frágil à umidade, deve possui um bom isolamento para evita-la. Para impermeabilizar as paredes, chapiscar e rebocar é necessário queimar o saco com um maçarico.

HIPERADOBE
A técnica foi desenvolvido a partir do superadobe, o diferencial entre elas está no tipo de saco utilizado para ensacar a terra, no sistema superadobe é o Raschel, muito usado para ensacar frutas, ele não usa muito material plástico, é biodegradável e oferece diversas vantagens. Como ele é muito texturizado, funciona como um "chapisco" para receber o reboco natural, dispensando a sua queima. As suas tramas  também dispensam a necessidade do uso do arame farpado, pois a camada de terra que está abaixo se funde com a nova camada acima.


COB
Trata-se de um material composto por argila, areia e palha, é similar ao adobe. A mistura é a prova de fogo e altamente resistente a abalos sísmicos. Seu custo é quase nulo e é geralmente usado para fazer um tipo de arquitetura mais artística, por ser uma massa moldável, fácil de se trabalhar com as mãos.

BAMBU
O bambu é um dos materiais mais sustentáveis do mundo. Porque ele possui um processo rápido para o cultivo e a colheita, além de ser uma vegetação abundante no planeta. Além de ser um material altamente resistente e flexível.

PEDRA
As pedras também existem em abundância no planeta. As construções em pedras são geralmente muito resistentes a intempéries climáticas e oferecem um custo reduzido.

MADEIRA
A madeira é um recurso renovável e já existem diversas áreas de produção sustentável que comercializam o material derivado apenas do plantio de arvores em áreas de reflorestamento.  Mas o ideal é reaproveitar as madeiras que foram descartadas de outras obras, deste modo reduzimos o acumulo de resíduos oriundos das demolições e o corte de arvores.

REUSO DE MATERIAIS DESCARTADOS
Diversos materiais podem ser obtidos em demolições de casas, como portas, janelas, vidros, madeiras, pedras, tijolos, azulejos, grades, etc. E os containers que possuem o seu usado dispensado nos transportes marítimos, também podem ser reaproveitados para serem reutilizados como casas, escritórios, galpões, etc. 


Katia Friozi

 

 

 

 
foto

O que é Sustentabilidade?

Veja mais
foto

Sobrevivencialismo

Veja mais
foto

Casas de Containers (Contentores)

Veja mais
foto

Casas de Containers (Contentores)

Veja mais

 
 
  • Imagem